Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11014

Title: André Gonçalves: Um pintor do barroco português
Authors: Machado, José Alberto Simões Gomes
Keywords: Barroco
Pintor
Carta apologénica
Histórico-artístico
Issue Date: 1992
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: "Sem resumo feito pelo autor"; INTRODUÇÃO - Este trabalho visou dar a conhecer um dos mais importantes pintores do Barroco português. Mais que no esquecimento, o nome de André Gonçalves residiu longamente no limbo das ideias feitas, vagas e sempre repetidas, de geração em geração historiográfica. Só muito recentemente, se começaram a esboçar os contornos da sua personalidade, humana e artística. Foi nessa linha, que este estudo buscou inserir-se. Tentou traçar-se um percurso artístico, identificando quadros, fontes e influências, que permitam estabelecer o contributo especial - que foi grande - deste artista, para a configuração da nossa pintura barroca. Estudar André Gonçalves significa estudar as condições de aprendizagem e produção, que limitavam e enquadravam a actividade de um pintor, na Lisboa de D. JoãoV. Procurou-se, pois, integrar o conjunto da sua obra numa realidade mais vasta, sobre a qual não deixou Igualmente de ter efeitos. Assim, se o artista e o necessário produto das circunstâncias da sua época, não é menos verdade que nela deixou a sua marca, contribuindo para a configuração da pintura joanina, que hoje, vamos começando a conhecer melhor. 0 redobrado interesse dos historiadores da arte e da cultura pelo período barroco, que recentemente se tem vindo a manifestar, tem tido, como resultado, a paulatina descoberta de um tempo e uma sociedade, cujo fascínio permanece inalterado e parece ainda aumentar, à medida que se vai penetrando no meandro dos seus excessos e contradições. No domínio da pintura, porem, subsiste um largo campo por desbravar. Com o estudo monográfico de André Gonçalves, cuja obra veio a revelar-se mais rica e surpreendente do que inicialmente se suspeitara, intentou colocar-se mais uma pedra no edifício do conhecimento historiográfico da arte portuguesa do século XVI 11, Fica a esperança da actualidade presente desta pedra, para esse edifício, cuja construção contínua. Ela será, certamente, limada no futuro, por novos conhecimentos, que porão à prova a sua solidez e lhe estabelecerão os limites. Aqui esta agora, colocada com humildade honesta.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11014
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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