Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17495
|
Title: | A avaliação de escolas: entre a intenção e a ação |
Authors: | Fialho, Isabel Correia, Ana Paula |
Editors: | Estrela, Teresa |
Keywords: | Avaliação de escolas respostas estratégicas ritual de legitimação melhoria educativa |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Educa/Secção Portuguesa da AFIRSE |
Citation: | Correia, A. P. & Fialho, I. (2015). A avaliação de escolas: entre a intenção e a ação. In T. Estrela et al. (Ed.). Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação. Atas do XXII Colóquio da AFIRSE, (pp.99-112). Lisboa: Educa/Secção Portuguesa da AFIRSE. [ISBN: 9789898272256] http://afirse.ie.ul.pt/wp-content/uploads/2016/01/AtasAFIRSE2015.pdf |
Abstract: | Esta comunicação apresenta resultados parciais de uma investigação mais ampla, em curso, que se propôs averiguar os efeitos do programa de avaliação externa das escolas (AEE) nas dinâmicas de autoavaliação e nos planos de ação para a melhoria da escola. Trata-se de uma investigação inserida numa matriz de cariz essencialmente qualitativa e opta pelo estudo de casos múltiplos. Nesta comunicação restringe-se a abordagem e procura-se conhecer os significados atribuídos pelos atores ao modo como se desenvolveu o processo de conceção e implementação da autoavaliação de escola. Com este objetivo foram realizadas um conjunto de entrevistas a diversos atores da comunidade educativa de cada uma das escolas. Os resultados preliminares tendem a evidenciar que as organizações educativas, nas respostas às prescrições externas para a avaliação da escola e para a melhoria recorrem a estratégias e táticas plurais, de tal modo que as formas organizacionais assumidas pelos processos avaliativos mais do que contributos para a melhoria da escola, traduzem o cumprimento de um “ritual legitimador” e de um “gerencialismo” da imagem pública, relegando para um plano secundário a melhoria efetiva da qualidade do serviço educativo. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17495 |
ISBN: | 9789898272256 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|