Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27561

Title: Aprendizagem na experiência da pessoa com dor oncológica -estudo fenomenológico
Authors: Nobre, Cidália
Mendes, Felismina
Editors: UE
Keywords: dor crónica
oncologia
doente
aprendizagem
Issue Date: Aug-2019
Citation: Nobre CC; Mendes F. (2019). Aprendizagem na experiência da pessoa com dor oncológica -estudo fenomenológico. RIASE; 5(2): 1782-1795. DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2019.5(2)
Abstract: Objetivo: compreender a aprendizagem na experiência da pessoa com dor crónica do foro oncológico. Método: abordagem qualitativa, utilizando a fenomenologia, com dez doentes do foro oncológico seguidos na consulta da dor. Como instrumento de colheita de dados utilizámos a entrevista parcialmente estruturada e a análise fenomenológica. A pesquisa foi aprovada pela comissão de Ética da ULSBA, EPE. Resultados: a partir do agrupamento das unidades de significação, emergiram os temas centrais sendo um dos temas: a aprendizagem na experiência da pessoa com dor crónica do foro oncológico. A partir do agrupamento das unidades de significação para este tema central, foram identificados os subtemas: valorizar o Ser e aprender com a doença. Conclusão: Alguns participantes do estudo consideram que aprenderam e cresceram interiormente com a situação de doença experienciada. Passaram a dar valor aos momentos vividos, fortaleceram os laços familiares e encontraram novos sentidos para a vida.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27561
Type: article
Appears in Collections:CICTS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
342-1707-1-PB.pdf339.36 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois