Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/33464
|
Title: | Comunicação Matemática e Aprendizagens: Episódios numa Sala de Aula dos Anos Iniciais |
Authors: | Araujo, Angelica Borralho, António |
Editors: | Faleiro, Wender Cardoso, Camila |
Keywords: | Comunicação matemática Aprendizagem Anos iniciais sala de aula |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Kelps |
Citation: | Araújo, A. F. & Borralho, A. (2020). Comunicação Matemática e Aprendizagens: Episódios numa Sala de Aula dos Anos Iniciais. In W. Faleiro, V. Gonçalves & A. Vigário (Org), Processos educativos em ciência da natureza na educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (pp. 80-100). Kelps. |
Abstract: | Este texto traz algumas reflexões sobre a importância da comunicação Matemática em sala de aula como instrumento de interações,
capaz de promover a melhoria da aprendizagem de Matemática. O estudo teve como objetivos: i) identificar se a aula é centrada no professor ou no aluno; ii) analisar as interações entre professora e alunos; e iii) averiguar se a natureza das interações favorece a melhoria das aprendizagens. Para isso, apresentaram uma análise descritiva de uma das aulas de Matemática observadas em uma
turma do 5.º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal em Belém/PA. A análise das observações realizadas permite afirmar que as aulas estiveram centradas na professora e os discursos são essencialmente formatados por ela. Contudo, a interação entre os alunos e entre os alunos e a professora também
esteve presente nas aulas, tornando o ambiente propício à comunicação do conteúdo matemático e às aprendizagens dos alunos, sobretudo nos momentos de explicitar seus pensamentos, justificar suas respostas e negociar os significados matemáticos entre os alunos e com a professora |
URI: | https://www.kelps.com.br/wp-content/uploads/2020/11/ebook_Processos-educativos-em-Ciencias-da-Natureza-na-Educacao-Infantil-e-Anos-Iniciais-do-Ensino-Fundamental-com-capa.pdf http://hdl.handle.net/10174/33464 |
ISBN: | 978-65-5859-061.3 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|