Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35222

Title: Três Anos de Teses de Doutoramento em Educação: O que Investigamos e Como Investigamos?
Authors: Silva, Nuno
Dinis, Sónia
Keywords: Educação
Investigação
Teses de Doutoramento
Issue Date: 20-Dec-2021
Publisher: Revista Portuguesa de Pedagogia
Citation: Silva, N. M., & Dinis, S. P. (2021). Três anos de teses de doutoramento em educação: O que investigamos e como investigamos? Revista Portuguesa de Pedagogia, 55, Artigo e055010. https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/9645
Abstract: As teses de doutoramento traduzem um ponto de encontro entre desafios contextuais (trazidos pelos doutorandos), interesses da academia e influências políticas. Contudo, não há conhecimento que as caraterize com profundidade e pondere o seu significado epistemológico: Que perspetivas sobre a natureza da realidade acolhem? Que realidades investigam? Através de que processos? Para responder, implementámos uma investigação no paradigma interpretativo, com abordagem mista e recurso à análise documental (teses em educação produzidas entre 2018-2020) e análise de conteúdo. Os resultados sugerem processos de produção de conhecimento tendencialmente interpretativos, por análise retrospetiva, com delimitação apriorística de temas, extensão temporal excessiva, focados em ambientes formais e nos alunos e professores. Conclui-se que as teses integram programas de investigação e podem anunciar a sua não progressividade; e que a tendência em investigar retrospetivamente pode não acolher as surpresas comuns à educação, sugerindo-se que a investigação está desafiada a integrar rituais de serendipidade.
URI: https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_10
http://hdl.handle.net/10174/35222
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Trsanosdeteses.Oqueinvestigamosemeducao.pdf458.22 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois