Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35230

Title: A textura contrapontística nas canções para canto e piano de Camargo Guarnieri
Authors: Hochheim, Polyane Schneider
Advisors: Telles, Ana
Keywords: Canção para canto e piano
Contraponto
Textura
Camargo Guarnieri
Issue Date: 17-May-2023
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este trabalho apresenta uma análise textural das canções para canto e piano de Camargo Guarnieri (1907-1993) compostas entre os anos de 1950 a 1964, visando discutir e apontar características contrapontísticas da escrita pianística e da sua relação com a linha vocal. Demonstramos que o piano não exerce a função de mero instrumento acompanhador, mas dialoga e interage em equivalente grau de importância com a voz. O período abordado corresponde à segunda fase estilística do compositor (Rodrigues, 2015), em que o contraponto se torna mais “integrado” (Verhaalen, 2001). A revisão bibliográfica sobre a linguagem composicional de Guarnieri revela a recorrência do contraponto e da polifonia em repertórios instrumentais variados, características ainda não exploradas no estudo de suas canções de câmara. A proposta metodológica para a análise compreende os conceitos de Wallace Berry (1987) no que concerne à identificação do grau de independência e dependência entre as vozes, à evolução dos eventos texturais e à relação destes com outros parâmetros musicais. Assim, o presente trabalho pretende contribuir para a reflexão, interpretação e valorização das canções de Camargo Guarnieri, bem como divulgar o repertório abrangido. De um modo geral, pretendemos colaborar para o estudo do repertório da canção de câmara, gênero desenvolvido há mais de um século na música brasileira; - The Contrapontistic Texture in the Songs for Piano and Voice by Camargo Guarnieri Abstract: This work presents a textural analysis of songs for voice and piano by Camargo Guarnieri (1907-1993), composed between 1950 and 1964, aiming to discuss and point out the contrapuntal characteristics of piano writing and its relationship with the vocal line. We demonstrate that the piano does not function as a mere accompanying instrument but as dialogue and interacts in an equivalent degree of importance with the voice. The period covered corresponds to the composer's second stylistic phase (Rodrigues, 2015), in which the counterpoint becomes more "integrated" (Verhaalen, 2001). The literature review on Guarnieri's compositions discloses the recurrence of counterpoint and polyphony in varied instrumental repertoires. However, these characteristics are not yet explored in the study of his chamber songs. The methodological proposal for the analysis comprises the concepts of Wallace Berry (1987) regarding the identification of the degree of independence and dependence between the voices, the evolution of textural events, and their relationship with other musical parameters. Thus, the present work intends to contribute to Camargo Guarnieri's songs' reflection, interpretation, and appreciation and disseminate the covered repertoire. In general, we intend to collaborate on studying the chamber song repertoire, and a genre developed more than a century ago in Brazilian music.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35230
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-Musica_e_Musicologia-Polyane_Schneider_Hochheim.pdf67.96 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois