|
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/39828
|
| Title: | Alunos com dificuldades de aprendizagem especificas: estudar percussão e dislexia |
| Authors: | Oliveira, Bruno Sebastien de |
| Advisors: | Lopes, Eduardo |
| Keywords: | Dificuldades de Aprendizagem Específicas Dislexia Organologia Percussão Ensino da Música Specific Learning Difficulties Dyslexia Organology Percussion Music Education |
| Issue Date: | 6-Nov-2025 |
| Publisher: | Universidade de Évora |
| Abstract: | Este trabalho surge no âmbito do Mestrado em Ensino da Música e está dividido em duas partes.
A primeira parte descreve o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Su-pervisionada – Estágio, realizada ao longo do ano letivo 2022-2023, na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, onde acompanhei a classe de Percussão.
A segunda parte diz respeito ao Projeto de Investigação denominado por “Alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Estudar Percussão e Dislexia”, que consiste em desenvolver os fundamentos da dislexia. Definindo as dificuldades de aprendizagem específica. Abordando o funcionamento do cérebro, evidenciando as di-ferenças que podem existir com o funcionamento do cérebro de um disléxico, compa-rando aspetos como a memória, concentração, sincronicidade e plasticidade. Apresen-tando estratégias de aprendizagem, ação pedagógica. Definindo uma planificação, cur-rículo, avaliação. Definindo ainda uma estratégia de comunicação, reforço, metacogni-ção, memória, autonomia, motivação, estudo individual, recursos tecnológicos, apoio parental e preparação dos docentes. Terminando com uma reflexão crítica; - Students with Learning Difficulties: Studying Percussion and Dyslexia
Abstract:
This work is part of the Master's in Music Education and is divided into two parts. The first part describes the work carried out in the scope of the Supervised Teaching Practice – Internship, held during the 2022-2023 academic year, at the Tomás de Borba Basic and Secondary School, in Angra do Heroísmo, where I supervised the Percussion class.
The second part refers to the Research Project titled "Students with Specific Learning Disabilities: Studying Percussion and Dyslexia," which aims to explore the fundamentals of dyslexia. It defines specific learning difficulties, addresses brain function, and highlights the differences that may exist in the brain functioning of a person with dyslexia. It compares aspects such as memory, concentration, synchronicity, and plasticity. It presents learning strategies, pedagogical actions, planning, curriculum, and assessment. It also defines communication strategies, reinforcement, metacognition, memory, autonomy, motivation, individual study, technological resources, parental support, and teacher preparation. The work concludes with a critical reflection. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/39828 |
| Type: | masterThesis |
| Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|