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http://hdl.handle.net/10174/39752
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| Title: | PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
| Authors: | Queiroz, Marcia |
| Advisors: | Borralho, Antonio Matos, Monica |
| Keywords: | avaliação para as aprendizagens práticas avaliativas de professores que ensinam matemática educação especial na perspectiva da educação inclusiva formação de professores ensino remoto emergencial |
| Issue Date: | 23-Feb-2023 |
| Citation: | Queiroz, M. (2023). Práticas Avaliativas de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental [Tese de doutoramento, Universidade Federal do Pará - Brasil]. Repositório da UFPA. https://repositorio.ufpa.br/handle/2011/15573 |
| Abstract: | Nesta pesquisa, tivemos como objetivo analisar as práticas avaliativas desenvolvidas por professoras que ensinam matemática. Tal objetivo foi orientado, a partir do seguinte questionamento: em que termos professoras que ensinam matemática para alunos surdos, nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola especializada, desenvolvem práticas avaliativas? Alinhados com essa questão de pesquisa, construímos duas subquestões norteadoras; a saber: 1) como as práticas avaliativas organizadas por essas professoras foram desenvolvidas e adaptadas para o ensino remoto emergencial? 2) de que modo os estudos, na formação continuada, foram estimulados, no sentido de refletir determinados aportes teóricos, nas práticas avaliativas dessas professoras? Os conceitos estruturantes que subsidiam o trabalho são: avaliação pedagógica para as aprendizagens; práticas avaliativas de professores que ensinam matemática; educação especial na perspectiva de educação inclusiva, formação de professores e ensino remoto emergencial. A compreensão analítica emergiu a partir das ideias de autores como Black e Wiliam, Fernandes, Tardif, Imbernón, Gonçalves, Borralho, Botelho, Wenger. A metodologia, atendendo ao objetivo, assentou-se no paradigma interpretativo, por meio de uma abordagem qualitativa e com recurso a um design de estudo de caso analítico e instrumental coletivo. Como instrumentos de coleta de dados, optamos pela entrevista semiestruturada direcionada (via google Meet), observação direta das aulas na sala de aula (online) e encontros de formação continuada em serviço das professoras. As participantes da pesquisa foram 04 (quatro) professoras que ensinam matemática. O resultado da pesquisa possibilitou-nos aprofundar o estudo na área da avaliação, entendida como processo social complexo, integrado aos processos de ensino e de aprendizagem, na tríade da sala de aula. A avaliação formativa revelou-se uma interação entre esses três processos distintos que permite interpretar, regular e orientar o ensino e a aprendizagem, confirmando a necessidade de mudança nas práticas dos formadores de professores, no sentido de incluir esse tema como objeto complexo do currículo a ser compreendido. |
| URI: | https://repositorio.ufpa.br/items/069d47ff-8fed-4068-afc3-12b090967552 http://hdl.handle.net/10174/39752 |
| Type: | doctoralThesis |
| Appears in Collections: | PED - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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