Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/39764
|
| Title: | Pareseres da Terra: Inovação Curricular no Ensino Artístico Especializado de Música em Portugal: Desenho e Fundamentos de um Estudo em Desenvolvimento |
| Authors: | Ribeiro, António Lopes, Eduardo |
| Keywords: | Música Musicologia Educação |
| Issue Date: | Nov-2025 |
| Publisher: | Revista de Gestão e Secretariado |
| Citation: | AJ Pacheco Ribeiro, E Lopes. Revista de Gestao e Secretariado 16 (10), 2025. ISSN: 2178-9010 |
| Abstract: | O presente artigo, decorrente de um projeto de investigação no âmbito do pós-doutoramento, intitulado: ‘pareSeres da terra: Sons da Tradição e Identidade: a Música Popular e Tradicional Portuguesa no Conservatório do Vale do Sousa’, analisa o projeto pareSeres da terra como uma proposta de inovação curricular no ensino artístico especializado de música em Portugal. A investigação, sustentada numa abordagem qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, adota o estudo de caso como estratégia metodológica, recorrendo a entrevistas estruturadas, questionários, observação não participante e análise documental. O objetivo central consiste em compreender de que forma o projeto contribui para a diversificação do currículo musical, a valorização do património imaterial português e a transformação das práticas pedagógicas tradicionais. Os resultados esperados, considerando que se trata de um estudo em curso, situam-se no âmbito do reconhecimento da música popular e tradicional como elemento de identidade e inclusão cultural, destacando o papel da escola na aproximação ao território e na promoção de um ensino de música mais plural, significativo e situado. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/39764 |
| Type: | article |
| Appears in Collections: | CESEM - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|