Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39764

Title: Pareseres da Terra: Inovação Curricular no Ensino Artístico Especializado de Música em Portugal: Desenho e Fundamentos de um Estudo em Desenvolvimento
Authors: Ribeiro, António
Lopes, Eduardo
Keywords: Música
Musicologia
Educação
Issue Date: Nov-2025
Publisher: Revista de Gestão e Secretariado
Citation: AJ Pacheco Ribeiro, E Lopes. Revista de Gestao e Secretariado 16 (10), 2025. ISSN: 2178-9010
Abstract: O presente artigo, decorrente de um projeto de investigação no âmbito do pós-doutoramento, intitulado: ‘pareSeres da terra: Sons da Tradição e Identidade: a Música Popular e Tradicional Portuguesa no Conservatório do Vale do Sousa’, analisa o projeto pareSeres da terra como uma proposta de inovação curricular no ensino artístico especializado de música em Portugal. A investigação, sustentada numa abordagem qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, adota o estudo de caso como estratégia metodológica, recorrendo a entrevistas estruturadas, questionários, observação não participante e análise documental. O objetivo central consiste em compreender de que forma o projeto contribui para a diversificação do currículo musical, a valorização do património imaterial português e a transformação das práticas pedagógicas tradicionais. Os resultados esperados, considerando que se trata de um estudo em curso, situam-se no âmbito do reconhecimento da música popular e tradicional como elemento de identidade e inclusão cultural, destacando o papel da escola na aproximação ao território e na promoção de um ensino de música mais plural, significativo e situado.
URI: http://hdl.handle.net/10174/39764
Type: article
Appears in Collections:CESEM - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
GESEC+5322.pdf324.88 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois