Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/39797
|
| Title: | Associação entre os níveis de atividade física, competência motora e imagem corporal de rapazes e raparigas do ensino secundário |
| Authors: | Silva, Paulo |
| Advisors: | Flôres, Fábio |
| Issue Date: | 2025 |
| Abstract: | O presente relatório documenta a experiência prática adquirida no ensino da Educação Física junto de
alunos do ensino básico e secundário do Colégio Campo de Flores. Durante o estágio, o principal foco
centrou-se no aperfeiçoamento das competências pedagógicas necessárias para estimular a prática de
atividade física e a adoção de hábitos de vida saudáveis entre os alunos. No decurso do estágio,
acompanhei turmas de diferentes ciclos de ensino, elaborando planos de aula adaptados com o
objetivo de promover o desenvolvimento motor dos estudantes. O processo de ensino-aprendizagem
foi enriquecido através da aplicação de avaliações diagnósticas, formativas e sumativas, conduzidas
maioritariamente pelos professores titulares, permitindo, assim, monitorizar o progresso individual
dos alunos e ajustar as estratégias pedagógicas de acordo com as suas necessidades específicas. Para
além da prática pedagógica, foi realizado um estudo envolvendo 88 alunos, com o intuito de analisar
a relação entre a prática de atividade física, a competência motora e a perceção da imagem corporal.
Os resultados obtidos evidenciaram que os alunos que praticavam desporto apresentaram um melhor
desempenho em atividades de intensidade vigorosa e moderada, destacando-se, em particular, no
desenvolvimento de habilidades de manipulação. Esta experiência permitiu aprofundar a
compreensão do papel da Educação Física no desenvolvimento integral dos alunos, consolidando as
competências pedagógicas adquiridas e reforçando a importância de uma prática educativa inclusiva
e orientada para o bem-estar dos estudantes. Adicionalmente, o estágio consolidou o compromisso
com a promoção de um ambiente escolar que valorize não apenas o desenvolvimento motor, mas
também o bem-estar físico e psicológico dos alunos. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/39797 |
| Type: | masterThesis |
| Appears in Collections: | PED - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|