Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/40005

Title: Pedagogia e Didática da Educação Física: Fundamentos para a Prática Docente
Authors: Flôres, Fábio
Serpa, Joana
Vieira, Fernando
Keywords: Educação física
Pedagogia
Didática
Issue Date: Dec-2025
Publisher: Even3 Publicações
Citation: Flôres, F.; Serpa, J.; Vieira, F. (2025). Pedagogia e Didática da Educação Física: Fundamentos para a Prática Docente Volume 1 - 1ª edição, Santa Maria - Rio Grande do Sul, Brasil. DOI: 10.29327/5742572, ISBN: 978-65-272-2174-6
Abstract: O manual Pedagogia e Didática da Educação Física: Fundamentos para a Prática Docente apresenta um enquadramento teórico-prático da Educação Física no contexto educativo contemporâneo, reafirmando a sua relevância enquanto componente curricular essencial para a formação integral dos alunos. Ao longo dos capítulos, são abordados os fundamentos da pedagogia e da didática em Educação Física, destacando o papel do professor como profissional reflexivo e a necessidade de práticas intencionais, inclusivas e cientificamente sustentadas. O currículo é analisado à luz do enquadramento normativo português, com referência ao PASEO, às Aprendizagens Essenciais e à evolução dos Programas Nacionais de Educação Física, defendendo uma abordagem flexível, progressiva e orientada para a literacia física e a promoção da saúde. O manual explora ainda os estilos de ensino, métodos e modelos de lecionação, sublinhando a importância da adequação das opções metodológicas aos objetivos, conteúdos e características dos alunos. O planeamento surge como elemento estruturante da ação docente, essencial para a organização, coerência e qualidade das aprendizagens, assim como a gestão eficaz do tempo, do espaço e das transições da aula. Por fim, são analisados os principais fatores que influenciam a aprendizagem, com destaque para a organização da prática, as estratégias de apresentação das tarefas, a análise do erro e o feedback pedagógico, entendidos como ferramentas fundamentais para promover aprendizagens significativas, autonomia e desenvolvimento da competência motora dos alunos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/40005
Type: other
Appears in Collections:PED - Publicações de Carácter Pedagógico

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Capa.pdf4.39 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois