|
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/40005
|
| Title: | Pedagogia e Didática da Educação Física: Fundamentos para a Prática Docente |
| Authors: | Flôres, Fábio Serpa, Joana Vieira, Fernando |
| Keywords: | Educação física Pedagogia Didática |
| Issue Date: | Dec-2025 |
| Publisher: | Even3 Publicações |
| Citation: | Flôres, F.; Serpa, J.; Vieira, F. (2025). Pedagogia e Didática da Educação Física: Fundamentos para a Prática Docente
Volume 1 - 1ª edição, Santa Maria - Rio Grande do Sul, Brasil. DOI: 10.29327/5742572, ISBN: 978-65-272-2174-6 |
| Abstract: | O manual Pedagogia e Didática da Educação Física: Fundamentos para a Prática Docente apresenta um enquadramento teórico-prático da Educação Física no contexto educativo contemporâneo, reafirmando a sua relevância enquanto componente curricular essencial para a formação integral dos alunos. Ao longo dos capítulos, são abordados os fundamentos da pedagogia e da didática em Educação Física, destacando o papel do professor como profissional reflexivo e a necessidade de práticas intencionais, inclusivas e cientificamente sustentadas. O currículo é analisado à luz do enquadramento normativo português, com referência ao PASEO, às Aprendizagens Essenciais e à evolução dos Programas Nacionais de Educação Física, defendendo uma abordagem flexível, progressiva e orientada para a literacia física e a promoção da saúde. O manual explora ainda os estilos de ensino, métodos e modelos de lecionação, sublinhando a importância da adequação das opções metodológicas aos objetivos, conteúdos e características dos alunos. O planeamento surge como elemento estruturante da ação docente, essencial para a organização, coerência e qualidade das aprendizagens, assim como a gestão eficaz do tempo, do espaço e das transições da aula. Por fim, são analisados os principais fatores que influenciam a aprendizagem, com destaque para a organização da prática, as estratégias de apresentação das tarefas, a análise do erro e o feedback pedagógico, entendidos como ferramentas fundamentais para promover aprendizagens significativas, autonomia e desenvolvimento da competência motora dos alunos. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/40005 |
| Type: | other |
| Appears in Collections: | PED - Publicações de Carácter Pedagógico
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|