Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/40046
|
| Title: | O IMPACTO DO CONFINAMENTO EM CASA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NA AUTORREGULAÇÃO DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR |
| Other Titles: | THE IMPACT OF HOME CONFINEMENT DURING COVID-19 OUTBREAK ON THE SELF-REGULATION OF PRESCHOOL-AGE CHILDREN |
| Authors: | Veiga, Guida Marmeleira, José Guerreiro, Daniela |
| Editors: | Correia, Vanda Pereira, Elsa Carvalho, João Minhalma, Ricardo |
| Keywords: | Controlo inibitório Covid-19 Jardim-de-infância Funcionamento sócio-emocional |
| Issue Date: | Oct-2022 |
| Abstract: | A pandemia de Covid-19 trouxe várias consequências negativas ao nível da saúde, do bem-estar e do desenvolvimento das crianças. Os repetidos períodos de confinamento impediram o acesso das crianças ao jardim-de-infância. As crianças permaneceram em casa, muitas vezes com os pais em teletrabalho. Esta mudança no quotidiano das crianças foi causadora de stress e de problemas ao nível da saúde e do bem-estar. Este estudo tem como objetivo examinar o impacto de dois meses de confinamento na autorregulação de crianças em idade pré-escolar. Participaram no estudo 24 crianças (13 rapazes; 61.79±.51 meses) que frequentavam um Jardim-de Infância público. A autorregulação das crianças foi avaliada através das provas “Day and Night” (DN) e “Head-Toes-Knees-Shoulders” (HTKS), no ano letivo 2020/21, antes e após o último confinamento (7 semanas) devido à pandemia de Covid-19. Os valores obtidos nas provas nos dois momentos foram comparados através do teste de Wilcoxon. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na autorregulação entre os períodos pré- e pós- confinamento, relativamente a nenhuma das provas analisadas. Os resultados sugerem que o período de confinamento não foi prejudicial à autorregulação das crianças em idade pré-escolar. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/40046 |
| Type: | bookPart |
| Appears in Collections: | DES - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|