Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17503

Title: As reações das escolas ao relatório (Os contraditórios)
Authors: Fialho, Isabel
Issue Date: Mar-2015
Citation: Fialho, I (13 março 2015). As reações das escolas ao relatório (Os contraditórios). Comunicação oral por convite, apresentada no Seminário Avaliação Externa das Escolas – Conselho Nacional de Educação. Auditório do Conservatório de Música de Coimbra. Coimbra
Abstract: Este estudo centrou-se na análise de contraditórios retirados de uma amostra representativa de 40% das escolas avaliadas simultaneamente, nos dois ciclos de avaliação – 1.º ciclo (2006-2011) e 2.º ciclo (2011-2012), nas quatro áreas territoriais da Inspeção Geral de Educação e Ciência (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve).Os principais resultados revelam que, em geral, são as escolas/agrupamentos com classificações mais baixas que exercem mais o direito ao contraditório. Os relatórios produzem impactos e efeitos maioritariamente positivos, sendo globalmente assumidos como um instrumento formativo, potenciador de autorregulação escolar e de aprendizagem e melhoria contínuas. Do 1.º para o 2.º ciclo, o número de contraditórios com referências ao impacto e efeitos do relatório na escola aumentou de forma expressiva, não se registando diferenças relevantes entre escolas/agrupamentos com classificações mais baixas e mais elevadas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17503
Type: lecture
Appears in Collections:PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Comunicação CNE, 13março2015 - AS REAÇÕES DAS.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois