Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36483

Title: Preliminary reflections for a biopolitical reading of the “ambiguous dialectic” of Human Rights and Cosmopolitanism
Authors: Viparelli, Irene
Issue Date: 2023
Publisher: Humus
Citation: I. Viparelli, “Preliminary reflections for a biopolitical reading of the “ambiguous dialectic” of Human Rights and Cosmopolitanism”, in S. da Rocha Cunha et al., Crisis of the Political and Human Rights. Critical perspectives on the Common World, V. N. Famalicão, Húmus, 2023, pp. 183-203. ISBN: 978-989-755-742-2.
Abstract: como podemos, partindo do reconhecimento da ambiguidade entre a “virtuosa” e “viciosa dialética” de direitos humanos e cosmopolitismo, manter o ponto de vista do universal? É possível assumir os resultados das críticas realista e culturalista, sem que o sujeito “humano” resulte fragmentado na multiplicidade de comunidades estatais ou das identidades culturais? Reconhecendo o problema da instrumentalização política e ideológica dos direitos humanos, como podemos continuar a pensar as condições históricas para o «livre desenvolvimento das individualidades» ? Para a construção dum mundo onde o desenvolvimento social da ciência e dos saberes seja condição para a redução do «trabalho necessário da sociedade como um todo a um mínimo» e da «formação artística, científica etc. dos indivíduos por meio do tempo liberado e dos meios criados para todos eles» ? Ao longo deste capítulo procuraremos desenvolver algumas reflexões preliminares para uma crítica dos direitos humanos do ponto de vista da emancipação humana. Para tal, iremos em primeiro lugar apresentar algumas reflexões sobre as “objeções” culturalistas e realistas à dialética de cosmopolitismo e direitos humanos. Em seguida, abordaremos a proposta teórico-política dum “cosmopolitismo subalterno”, com particular enfoque na perspetiva do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. Nas conclusões, avançaremos à hipótese da necessidade dum enquadramento biopolítico da problemática dos direitos humanos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36483
Type: bookPart
Appears in Collections:CICP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Livro mar. 17, 2024_combinado.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois