|
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/39638
|
| Title: | Aplicação do Arco de Maguerez para o debate sobre a integração de crianças ciganas numa escola do ensino básico: a interculturalidade em contextos formais de educação [Application of Arco de Maguerez to the Debate About the Integration of Gypsy Children in a School of Basic Education: Interculturality in Formal Education Contexts] |
| Authors: | Santos, Marcos Olímpio Baltazar, Maria da Saudade Saragoça, José Balão, Ana Pacheco, Ana |
| Editors: | Morgado, Erla |
| Keywords: | Arco de Maguerez crianças ciganas contexto escolar |
| Issue Date: | 2023 |
| Publisher: | Ediciones Universidad de Salamanca |
| Citation: | Santos, M., Baltazar, M. S. Saragoça, J., Balão, A., & Pacheco, A. F. (2023). Aplicação do Arco de Maguerez para o debate sobre a integração de crianças ciganas numa escola do ensino básico: a interculturalidade em contextos formais de educação [Application of Arco de Maguerez to the Debate About the Integration of Gypsy
Children in a School of Basic Education: Interculturality in Formal Education Contexts]. In E. Morgado (Ed.), Interculturalidad, Inclusión y Equidad en Educación (1ª ed., pp. 305-315) [Interculturality, Inclusion and Equity in Education]. Ediciones Universidad de Salamanca. DOI https://doi.org/10.14201/0AQ0331 / |
| Abstract: | No âmbito do Plano Estratégico Municipal para a Educação (PEME) de um
município do Alentejo (Portugal), foi elaborado um diagnóstico no qual se identificou o
funcionamento numa escola de ensino básico, uma turma constituída por 15 crianças ciganas
(oito alunos e sete alunas), entre os 6 e os 13 anos, distribuídas pelos quatro níveis do 1.º ciclo.
Esta situação é devida à retirada, pelos encarregados de educação, das crianças não ciganas, para outras escolas, o que levanta interrogações sobre as causas deste desfecho e, como pode ser
enquadrado no projeto educativo do município. Pretende-se assim apresentar para testagem (e
ulterior aplicação), uma proposta metodológica que contribua para a compreensão da realidade
em estudo e, para identificar prováveis soluções que proporcionem a integração das crianças
ciganas em turmas interculturais, no âmbito da implementação do referido PEME. O método
consistirá na testagem, de uma ferramenta, Arco de Maguerez (processo de problematização
composto por cinco etapas que se desenvolvem a partir da realidade a investigar), para
estruturação do raciocínio, a partir do diagnóstico da realidade, visando a definição de estratégias
de superação do problema identificado, para que as crianças ciganas sejam integradas, na fase
de implementação do plano, em turmas frequentadas por crianças não ciganas. Os resultados
apresentados consistem em propostas sobre: i) observação da realidade (problema), ii) pontos
chave, iii) teorização, iv) hipóteses de solução e, v) aplicação à realidade. Conclusões que se
pretende que sejam consideradas na programação do PEME, a aprovar pela entidade promotora. |
| URI: | https://eusal.es/eusal/catalog/view/978-84-1311-688-4/6266/8701-1 http://hdl.handle.net/10174/39638 |
| Type: | bookPart |
| Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|