Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39638

Title: Aplicação do Arco de Maguerez para o debate sobre a integração de crianças ciganas numa escola do ensino básico: a interculturalidade em contextos formais de educação [Application of Arco de Maguerez to the Debate About the Integration of Gypsy Children in a School of Basic Education: Interculturality in Formal Education Contexts]
Authors: Santos, Marcos Olímpio
Baltazar, Maria da Saudade
Saragoça, José
Balão, Ana
Pacheco, Ana
Editors: Morgado, Erla
Keywords: Arco de Maguerez
crianças ciganas
contexto escolar
Issue Date: 2023
Publisher: Ediciones Universidad de Salamanca
Citation: Santos, M., Baltazar, M. S. Saragoça, J., Balão, A., & Pacheco, A. F. (2023). Aplicação do Arco de Maguerez para o debate sobre a integração de crianças ciganas numa escola do ensino básico: a interculturalidade em contextos formais de educação [Application of Arco de Maguerez to the Debate About the Integration of Gypsy Children in a School of Basic Education: Interculturality in Formal Education Contexts]. In E. Morgado (Ed.), Interculturalidad, Inclusión y Equidad en Educación (1ª ed., pp. 305-315) [Interculturality, Inclusion and Equity in Education]. Ediciones Universidad de Salamanca. DOI https://doi.org/10.14201/0AQ0331 /
Abstract: No âmbito do Plano Estratégico Municipal para a Educação (PEME) de um município do Alentejo (Portugal), foi elaborado um diagnóstico no qual se identificou o funcionamento numa escola de ensino básico, uma turma constituída por 15 crianças ciganas (oito alunos e sete alunas), entre os 6 e os 13 anos, distribuídas pelos quatro níveis do 1.º ciclo. Esta situação é devida à retirada, pelos encarregados de educação, das crianças não ciganas, para outras escolas, o que levanta interrogações sobre as causas deste desfecho e, como pode ser enquadrado no projeto educativo do município. Pretende-se assim apresentar para testagem (e ulterior aplicação), uma proposta metodológica que contribua para a compreensão da realidade em estudo e, para identificar prováveis soluções que proporcionem a integração das crianças ciganas em turmas interculturais, no âmbito da implementação do referido PEME. O método consistirá na testagem, de uma ferramenta, Arco de Maguerez (processo de problematização composto por cinco etapas que se desenvolvem a partir da realidade a investigar), para estruturação do raciocínio, a partir do diagnóstico da realidade, visando a definição de estratégias de superação do problema identificado, para que as crianças ciganas sejam integradas, na fase de implementação do plano, em turmas frequentadas por crianças não ciganas. Os resultados apresentados consistem em propostas sobre: i) observação da realidade (problema), ii) pontos chave, iii) teorização, iv) hipóteses de solução e, v) aplicação à realidade. Conclusões que se pretende que sejam consideradas na programação do PEME, a aprovar pela entidade promotora.
URI: https://eusal.es/eusal/catalog/view/978-84-1311-688-4/6266/8701-1
http://hdl.handle.net/10174/39638
Type: bookPart
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2023 - INCLUYE - Univ Salamanca.pdf9.37 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois