Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24735

Full metadata record

DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraujo, Angélica-
dc.contributor.authorBorralho, António-
dc.date.accessioned2019-02-18T16:07:14Z-
dc.date.available2019-02-18T16:07:14Z-
dc.date.issued2018-06-29-
dc.identifier.citation4. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras. Comunicação apresentada no V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Belém (Brasil), 27, 28, 29 de Junhopor
dc.identifier.localBelém-Pará-
dc.identifier.urihttp://www.sipemat2018.sbempara.com.br/-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10174/24735-
dc.description.abstractNeste artigo abordamos a importância da linguagem verbal na comunicação e apresentamos os principais elementos que compõe o processo verbal de comunicação nas aulas de matemática (mensagem, contexto, remetente, destinatário, contato e código). Entendemos a comunicação como uma forma de promover interações entre os sujeitos que participam do processo comunicacional. Tivemos como objetivo identificar a importância dada à comunicação nas aulas de matemática por um grupo de futuras professoras dos anos iniciais com base nas seguintes questões: i) O que é comunicação?; ii) Como é que a comunicação ocorre em sala de aula? e; iii) O que contribui para uma comunicação eficaz? Quem decide isso?. Para alcançar os objetivos propostos apresentamos uma análise descritiva dos dados coletados em uma turma de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemáticas e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (LIECML/ IEMCI/ UFPA). Os dados foram coletados durante uma aula cuja proposta era a realização de um debate sobre o tema comunicação. As participantes foram separadas em dois grupos, um com 08 (oito) participantes e outro com 07 (sete) participantes que se dividiram por afinidades. Das análises realizadas percebemos que para as futuras professoras a comunicação é uma forma de interação entre professores e alunos e que esta se estabelece, principalmente, através do diálogo mediado pelo professor que é o responsável pela comunicação na sala de aula. Percebemos então, que as participantes consideram a comunicação um aspecto importante e que deve estar presente nas aulas apesar de suas perspectivas de comunicação ainda estarem focadas na transmissão de conhecimentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherSociedade Brasileira de História da Matemática e Sociedade Brasileira de Educação Matemáticapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação.por
dc.subjectAulas de Matemáticapor
dc.subjectFormação Inicialpor
dc.subjectAnos Iniciaispor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.titleA Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoraspor
dc.typelecturepor
dc.identifier.comunicacaoA Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras-
dc.identifier.withoralpresentationsimpor
dc.identifier.withinvitedoralpresentationnaopor
dc.identifier.withposternaopor
dc.identifier.sharewithDPEpor
dc.identifier.authoremailaraujoangel@bol.com.br-
dc.identifier.authoremailamab@uevora.pt-
dc.identifier.scientificarea229por
degois.publication.locationBelém-Pará (Brasil)por
degois.publication.title5º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICApor
Appears in Collections:PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Anais_SIPEMATParte1_2018-1549-1561_Angelica-António.pdf285.58 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois