Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36559

Title: Influência de um programa de exercício combinado na aptidão física, mobilidade, domínio cognitivo e qualidade de vida em pessoas com Esclerose Múltipla
Authors: Martins, Catarina Alexandra Nunes
Advisors: Parraça, José Alberto Frade Martins
Marmeleira, José Francisco Filipe
Keywords: Esclerose Múltipla
Aptidão física funcional
Programa
Exercício combinado
Multiple Sclerosis
Physical Function
Intervention
Integrative exercise
Issue Date: 27-Feb-2024
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Objetivo: Investigar o efeito de um programa de exercício combinado nos domínios físicomotor, cognitivo, funcional e na qualidade de vida em pessoas com Esclerose Múltipla (EM). Método: Estudo quasi-experimental em que foi realizado um programa de exercício durante 6 meses (2 x semana). Vinte e dois participantes (17 do sexo feminino e 5 do masculino; 30- 67 anos) com diagnóstico de EM concluíram o estudo (grupo de controlo (GC=8) e grupo experimental (GE=14)). Foram avaliadas, a capacidade cardiorrespiratória, força manual, flexibilidade, equilíbrio, função executiva, tempo de reação, qualidade de vida, atividade física, agilidade, dor e fadiga. Resultados: A comparação entre grupos revelou melhorias significativas resultantes da realização do programa de exercícios combinados no teste Levantar e Sentar da Cadeira (p=0.011), Sentar e Alcançar (p=0.033) e 6min (p=0.008). Na dor (Severidade) ocorreu uma melhoria do GC (p=0.019). A análise intra-grupo do GE demonstrou efeitos significativos no teste Levantar e Sentar (p<0.001), Sentar e Alcançar (p=0.031), Alcançar Atrás das Costas (p=0.031), 6min (p=0.001), Teste de Reação de Escolha (p=0.013), Stroop Palavra (p=0.036), Fullerton (p=0.002), Timed up and go test simples (p=0.033) e em dupla-tarefa (p=0.034) e Agilidade (p=0.016). Conclusão: O programa de exercícios combinados conseguiu melhorar diversas componentes da força, flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória, pelo que pode ajudar as pessoas com EM a serem mais independentes e na sua funcionalidade; - Title: The impact of an integrative exercise program on physical function, mobility, executive function, and quality of life for people with Multiple Sclerosis ABSTRACT: Objective: Investigate the effect of an integrative exercise program on the physical-motor domain, cognitive, functional, and quality of life in people with Multiple Sclerosis (PwMS). Method: Quasi-Experimental study of an exercise program during 6 months (2xweek). Twenty-two PwMS (17 females and 5 males; 30-67 years) concluded, the study (a control group (CG=8) and an experimental group (EG=14). Results: Intra-group significant changes were found in the EG on Chair Stand (39.1%, p<0.001), Chair Sit and Reach (181%, p=0.031), Back Scratch (91.5%, p=0.031), 6-Min Walk (19.0%, p=0.001), Choice Reaction Time (p=0.013), Stroop Word (p=0.013) Fullerton Advanced Balance Scale (11,7%, p=0.002), Timed Up and Go Test (TUG) (-24.0%, p=0.033), Timed Up and Go - Dual Task (TUGDT) (-18.8%, p=0.034) and 25 Foot Walk (-20.2%, p=0.016). Inter-group analyzes revealed significant differences between groups due to the intervention in the tests Chair Stand (39.1% for EG and 0% for CG; F(1,15)= 8.302, p=0.011, ηp2=0.356), Chair Sit and Reach (181% for EG and -55.1% for CG; F(1, 18)=5.310, p=0.033, ηp2=0.228); 6-Min Walk (19.0% for EG and -5.8% for CG; F(1,15)=9.358, p=0.008, ηp2=0.384). Conclusion: The IEP promoted improvements in several components of physical fitness, including strength, flexibility, and cardiorespiratory fitness. This could help PwMS to be more independent in performing the daily activities and in their functionality.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36559
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Exercicio_e_Saude-Catarina_Alexandra_Nunes_Martins.pdf3.88 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois