Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39896

Title: REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO FORMATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE SESSÃO DE ESTUDOS NO GTERCOA
Authors: Araujo, Francisco
Santiago, Paulo
Borralho, Antonio
Santos, Maria José
Editors: Santos, Maria José
Prata, Glessiane
Andrade, Wendel
Bezerra, António
Keywords: avaliação formativa
ensino de matemática
educação básica
G-tercoa
Issue Date: 2024
Publisher: Objetivo Educacional
Citation: Araujo, F. C., Santiago. P.. Borralho, A. & Santos, M. J. (2024). Reflexões sobre Avaliação Formativa no Contexto da Educação Básica: Um Relato de Sessão de Estudos no GTERCOA. In M. J. Santos, G. C. Prata, W. M. Andrade & A. M. Bezerra (org), Ensinar-aprender para transformar: inovações educacionais (pp. 173-192). Objetivo Educacional. http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79299
Abstract: O presente estudo partiu da necessidade de superar abordagens convencionais de avaliação, centradas na classificação e certificação. Nesse sentido, relata-se uma sessão de estudos do Grupo de Estudos e Pesquisas Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA), na qual foi discutido o livro "Avaliar para melhorar as aprendizagens em Matemática". A metodologia adotada incluiu observação participante e análise de conteúdo com base nas interações e reflexões dos participantes. Os resultados destacam a importância da avaliação formativa como uma ferramenta de acompanhamento contínuo do aprendizado, enfatizando o feedback construtivo e o tratamento do erro como oportunidade de conhecimento. Além disso, foi evidenciada a necessidade de integrar avaliação formativa e somativa no intuito de se criar um processo avaliativo mais reflexivo e significativo. Conclui-se que, para transformar as práticas avaliativas, é necessário adotar metodologias capazes de promover uma articulação entre teoria e prática, permitindo uma aprendizagem mais profunda e colaborativa. Ressalta-se a relevância da adoção de processos que priorizem o desenvolvimento integral do aluno, por meio de abordagens que promovam a reflexão crítica e a aprendizagem contínua, indo muito além da simples mensuração de resultados
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79299
http://hdl.handle.net/10174/39896
ISBN: 978-65-982698-5-2
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2024_liv_mjcdossantos.pdf5.37 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois