|
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/41536
|
| Title: | Educação para a sustentabilidade na Universidade de Évora: abordagens interdisciplinares |
| Authors: | Folque, Assunção Aleixo, Sofia Veiga, Guida Ilhéu, Maria |
| Keywords: | Educação para a Sustentabilidade Investigação interdisciplinar Ensino Superior Comunidades de prática |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | Folque, A. S. Aleixo, G. Veiga, M. Ilhéu (2025). Educação para a sustentabilidade na Universidade de Évora: abordagens interdisciplinares. Comunicação na mesa “Comunicaciones I: Prospectiva de grupos de investigación” da I Jornada Hispano-lusa de investigación e innovación educativa, Facultad de Educación y Psicología, Universidad Extremadura, Badajoz, 6 de março de 2025. |
| Abstract: | Nesta comunicação iremos partilhar algumas áreas de investigação e projetos desenvolvidos em Évora e que se enquadram no quadro amplo da educação para a sustentabilidade. Fazemo-lo em equipas de investigadores multidisciplinares enquadrando colegas da educação, da psicologia, da ecologia, da saúde e bem-estar.
Desenvolvemos, desde 2012, projetos de investigação-ação-formação que se propõem construir a sustentabilidade a partir da infância, privilegiando o envolvimento de educadoras de infância e estudantes de formação de educadores e professores.
Ainda dedicado à educação das primeiras idades temos desenvolvido projetos que promovem a Inclusão, a Saúde e o Bem-estar e pretendem desenvolver as competências socioemocionais das crianças através de uma abordagem corpo-mente, que valoriza a motricidade lúdica e expressiva em relação e as potencialidades pedagógicas do espaço exterior do jardim de infância.
A relação da criança com a cidade o seu papel de participante ativo, que não só usufrui do direito à cidade como contribui para a sua revitalização, foram aspetos trabalhados em dois projetos que iremos apresentar.
Uma das linhas de trabalho a que temos dado particular enfase nos últimos anos é a educação para a sustentabilidade através de abordagens experienciais e fenomenológicas que promovem uma nova ligação Humano-Natureza, convocando cruzamentos disciplinares diversos e criativos onde Natureza e Cultura não são universos separados.
Desenvolvemos trabalho também na área do pensamento crítico, enquanto faculdade essencial para analisar informações, desenvolver opiniões informadas e tomar melhores decisões.
No âmbito da formação de professores para a sustentabilidade, temos em curso diversos projetos, nomeadamente a reformulação da unidade curricular «Fundamentos de Didática das Ciências» integrada nos mestrados em ensino de Biologia/Geologia e Física/Química Através de um projeto de investigação-formação queremos promover mudanças na abordagem pedagógica, seguindo os princípios da aprendizagem baseada em projetos. O objetivo final é consolidar uma comunidade de prática, envolvendo estudantes e docentes na expansão de competências de sustentabilidade na universidade. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/41536 |
| Type: | lecture |
| Appears in Collections: | PAO - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|