Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26829
|
Title: | Cipriano de Rore enquanto modelo de imitação: Observações sobre algumas missas-paródia dos seus contemporâneos |
Authors: | Henriques, Luís |
Keywords: | musicologia música Cipriano de Rore século XVI polifonia missa-paródia |
Issue Date: | 27-May-2015 |
Citation: | Henriques, Luís. "Cipriano de Rore enquanto modelo de imitação: Observações sobre algumas missas-paródia dos seus contemporâneos". Seminário "Cipriano de Rore 1515-2015", Universidade de Évora, 27 de maio de 2015. |
Abstract: | Cipriano de Rore exerceu uma forte influência nos compositores da segunda metade do século XVI no respeitante à expressividade e utilização do cromatismo no madrigal. Embora a sua produção sacra tenha sido diminuta, as obras de Rore serviram de modelo imitativo para missas-paródia de compositores como Philippe de Monte, Giovanni Pierluigi da Palestrina entre outros. Partindo da missa Anchor che col partire de Philippe de Monte, que toma como modelo o madrigal com o mesmo incipit de Cipriano de Rore, pretende esta comunicação reflectir sobre a técnica de paródia de Monte aplicada à missa - o compositor que mais utilizou obras de Rore como modelos - e a sua relação com o madrigal em que se baseia, constituído um exemplo da influência do modelo sobre a respectiva missa. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26829 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CESEM - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|