Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26829

Title: Cipriano de Rore enquanto modelo de imitação: Observações sobre algumas missas-paródia dos seus contemporâneos
Authors: Henriques, Luís
Keywords: musicologia
música
Cipriano de Rore
século XVI
polifonia
missa-paródia
Issue Date: 27-May-2015
Citation: Henriques, Luís. "Cipriano de Rore enquanto modelo de imitação: Observações sobre algumas missas-paródia dos seus contemporâneos". Seminário "Cipriano de Rore 1515-2015", Universidade de Évora, 27 de maio de 2015.
Abstract: Cipriano de Rore exerceu uma forte influência nos compositores da segunda metade do século XVI no respeitante à expressividade e utilização do cromatismo no madrigal. Embora a sua produção sacra tenha sido diminuta, as obras de Rore serviram de modelo imitativo para missas-paródia de compositores como Philippe de Monte, Giovanni Pierluigi da Palestrina entre outros. Partindo da missa Anchor che col partire de Philippe de Monte, que toma como modelo o madrigal com o mesmo incipit de Cipriano de Rore, pretende esta comunicação reflectir sobre a técnica de paródia de Monte aplicada à missa - o compositor que mais utilizou obras de Rore como modelos - e a sua relação com o madrigal em que se baseia, constituído um exemplo da influência do modelo sobre a respectiva missa.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26829
Type: lecture
Appears in Collections:CESEM - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
rore_modelo_missaparodia.pdf5.67 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois